Vinícius Maia Cardoso

Mestre em História do Brasil pela Universidade Salgado de Oliveira (2009). Possui Especialização em História Moderna pela Universidade Federal Fluminense (2006), e Licenciatura em História pela Universidade Salgado de Oliveira.
Membro dos grupos de pesquisa "Escravidão, Mestiçagem, Trânsito de Culturas e Globalização - séculos XV a XIX" - vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais, e coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo França Paiva -, e "Sociedades Escravistas nas Américas" - vinculado à Universidade Salgado de Oliveira, e coordenado pela Profa. Dra. Márcia Amantino e pelo Prof. Dr. Carlos Engemann 
Atualmente, está desenvolvendo a pesquisa "Fazenda da Papucaia: espacialidade jesuíta na Capitania do Rio de Janeiro", em parceria com a Profa. Dra. Márcia Amantino.
É Gestor do Curso de História da Universidade Salgado de Oliveira - campus São Gonçalo -, Professor do Curso de História-EaD da Universidade Salgado de Oliveira, e Professor Docente I da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.
Tem experiência na área de História do Brasil, com ênfase no estudo da Região Centro-Leste Fluminense nos séculos XVIII-XIX.

Currículo Lattes:

Publicações:

Artigos em Revistas Científicas:

AMANTINO, Márcia. CARDOSO, Vinícius Maia.
Múltiplas alternativas: diversidade econômica na Vila de santo Antônio de Sá de Macacu - Século XVIII. HEERA - Revista de História Econômica e Economia Regional Aplicada (UFJF). v.3, pp. 78-106, 2008. (Link)

Livro publicado:

CARDOSO, Vinícius Maia.
Páginas da História Macacuana: de Santo Antônio de Sá a Cachoeiras de Macacu. Rio de Janeiro: Trielli Editorações, 1995.

Capítulos em livros publicados:

CARDOSO, Vinícius Maia.
Crônica da cidade amada "Cachoeiras de Macacu". In. NISKIER, Arnaldo (Org.). Crônica para a Cidade Amada. As cidades brasileiras na literatura. Rio de Janeiro: Altadena Comunicação e Sistemas, 2011. pp. 63-66.

CARDOSO, Vinícius Maia, AMANTINO, Mária, et alli. 
A escravidão no Vale do Macacu por meio de registros de batismo - século XIX. In. PAIVA, Eduardo França. IVO, Isnara Pereira. MARTINS, Ilton César (Org)Escravidão, Mestiçagens, Populações e Identidades Culturais. São Paulo: Annablume, 2010. pp. 263-287. (Link)