Apresentação do Curso



Concepção do Curso

Na orientação do Curso de Licenciatura em História-EaD, defendemos a centralidade da concepção de competência, entendida como a capacidade de operar os conhecimentos específicos para a compreensão das questões envolvidas em seu trabalho, bem como sua identificação e resolução, além de autonomia para tomar decisões. Ao lado disso, o futuro profissional deverá ser capaz de avaliar criticamente sua própria atuação e o contexto em que atua, interagindo cooperativamente com a comunidade profissional a qual pertencerá e com a sociedade. 
Competências, por sua vez, não são adquiridas apenas através do aporte teórico ou do estritamente prático, mas mediante ações teórico práticas efetivas e continuadas, isto é, toda teoria articulada com o fazer e todo fazer articulado com a reflexão. Assim sendo, entendemos que a construção de competências deve se refletir nos objetivos da formação dos discentes, bem como na eleição dos conteúdos, na organização institucional, na abordagem metodológica, na criação de diferentes tempos e espaços de vivência dos discentes, o que inclui a avaliação, que deve ser processual.
Para que efetive o acima exposto, é imprescindível que haja coerência entre a formação que se oferece e a prática que se espera dos futuros historiadores. Tal coerência deve levar em consideração cinco aspectos fundamentais, tomados como elementos norteadores da proposta pedagógica, e que perpassam toda a estrutura do curso, quais sejam: 

a) a simetria invertida; 
b) as concepções de aprendizagem; 
c) as concepções de conteúdo; 
d) as concepções de avaliação; 
e) as concepções de pesquisa.

O conceito de simetria invertida é uma das peculiaridades da formação do professor: o discente se profissionaliza em um lugar similar àquele no qual atuará (levando-se em consideração que a grande maioria dos egressos se dedicará ao magistério). Assim, sua própria experiência como aluno – desde as séries iniciais – é constitutiva do papel a ser exercido futuramente na docência. Isso nos leva à conclusão de que é preciso que o discente experimente, como aluno, ao longo de todo seu processo de formação, as atitudes, modos de organização, modelos didáticos e capacidades que se pretende que adquiram. Na medida em que o modelo de educação a distância se efetua com uma menor quantidade de aulas presenciais, as competências que se procura instilar no docente serão estimuladas também através da forma de abordagem dos conteúdos, nas interações para resolução de dúvidas e no retorno das avaliações formativas, da postura diligente dos professores-tutores com os estudantes e das orientações sobre como devem ocorrer as práticas e os estágios, bem como através da interação entre o tutor presencial e os alunos no polo.
A concepção de aprendizagem adotada entende o conhecimento como algo a ser construído – não apenas transmitido –, e que tal processo de construção se desenvolve no convívio humano, na interação entre o indivíduo e a cultura na qual vive, na qual – e com a qual – se forma e para a qual se forma. Isso só será possível se o indivíduo tiver acesso a elementos que possuam significação na cultura. Daí decorre a necessidade de repensar as perspectivas metodológicas, a fim de que propiciem situações de ensino e aprendizagem que favoreçam a combinação de diferentes conhecimentos, os quais devem sempre ter como ponto de partida o repertório de conhecimentos dos discentes. Tais situações, como se sabe, devem ser comunicativas, nas quais professores e alunos participam conjuntamente e com influência igualmente decisiva para seu sucesso. 
A construção e o desenvolvimento de competências se dão, basicamente, a partir da aprendizagem dos conteúdos curriculares. Nesse sentido, o currículo foi reformulado com a incorporação dos conteúdos necessários ao pleno exercício da profissão, tratados nas dimensões conceitual (teorias, informações, conceitos), procedimental (o saber fazer) e atitudinal (valores e atitudes). Tendo em vista essa concepção de conteúdo, entendemos ser imprescindível garantir a articulação entre conteúdo e método de ensino, o que, ressalte-se, deve estar estritamente vinculado ao tratamento metodológico, que fará com que a aprendizagem possa ser realmente significativa.
A concepção de avaliação adotada compreende a mesma como parte integrante fundamental do processo de formação docente, uma vez que permite a análise da aprendizagem dos futuros profissionais, o que, por sua vez, é capaz de, entre outras coisas, permitir o favorecimento do percurso acadêmico dos alunos, regular as ações de sua formação e, ao cabo, certificar sua formação profissional. Não objetiva, portanto, à punição dos que não alcançam o que se pretende, mas a auxiliar o discente a identificar suas carências e empreender o esforço que se fizer necessário para realizar sua indispensável parcela no processo de aprendizagem. Tendo em vista esta concepção, fizemos opção por avaliações formativas virtuais e presenciais, através das quais o discente recebe o devido retorno de suas avaliações, a fim de que possa corrigir eventuais erros, visando uma formação profissional de qualidade.
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão se consolidou, nos últimos anos, como um dos fundamentos do mundo acadêmico. Nossa proposta pedagógica, por sua vez, vai ao encontro deste pressuposto, ao advogar que a formação profissional do historiador deve, necessariamente, contar com a coexistência desses dois elementos. Somente um profissional que ao longo de sua formação foi ensinado e estimulado a ser ele mesmo um pesquisador será capaz de exercer seu ofício de historiador associando teoria, métodos e o manejo dos dados empíricos.
Vale dizer que o aspecto da pesquisa extrapola o âmbito da formação propriamente mais específica do historiador, e se espraia para o âmbito da docência, na medida em que a postura investigativa suscitada pela prática da pesquisa auxiliará os futuros professores a não se portarem como meros repassadores de informações, mas produtores de conhecimentos que serão, por seu turno, capazes de instilar em seus futuros alunos a prática investigativa. 
De posse dos procedimentos de pesquisa – levantamento de hipóteses, registro de dados delimitação de problemas, sistematização de informações, análise e comparação de dados etc. – o historiador estará habilitado a encontrar respostas aos dilemas com os quais se defronta no exercício de suas funções, sejam ou não docentes. No caso da docência, acrescente-se, estará ainda mais habilitado a investigar os condicionantes do processo de ensino, as teorias da aprendizagem e outros elementos que concorrem para o êxito do trabalho docente.

Matriz Curricular

HISTÓRIA
Período
Cód.
Disciplina
Créd.
C.H. Total
1º Tr.
4814
Fundamentos das Ciências Humanas e Sociais
005
075
 6144
Metodologia da Pesquisa
004
060
4875
Língua Portuguesa
005
075
2º Tr.
4871
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
005
075
5926
Direito Aplicado à Educação
004
060
4955
Didática: Organização do Trabalho Pedagógico
004
060
 6157
Seminário Integrador
002
030

Total: 7
029
435





Período
Cód.
Disciplina
Créd.
C.H. Total
3º Tr.
4849
História Antiga
005
075
4844
História Medieval
005
075
6735
Educação a Distância
004
060
4º Tr.
4810
História Moderna
005
075
5083
História do Brasil I
004
060
4807
Viv. Prát. Docente I
006
090

Total: 6
029
435





Período
Cód.
Disciplina
Créd.
C.H. Total
5º Tr.
2168
Construção do Pensamento Histórico
003
045
4806
Metodologia do Ensino da História
010
150
4805
História da América I
006
090
6º Tr.
4797
História da África I
005
075
2178
Viv. Prát. Docente II
005
075

Total: 5
029
435





Período
Cód.
Disciplina
Créd.
C.H. Total
7º Tr.
4794
História Contemporânea I
006
090
4793
História do Brasil II
005
075
4745
Docência Supervisionada I (História)
007
105
8º Tr.
4792
História da África II
005
075
4791
Produção Historiográfica
006
090
Total: 5
029
435





Período
Cód.
Disciplina
Créd.
C.H. Total
9º Tr.
5177
História  Contemporânea II
005
075
 6147
História do Oriente
004
060
4746
Docência Supervisionada II (História)
010
150
10º Tr.
6161
História do Brasil III
005
075
6162
História da América II
005
075
Total: 5
029
435





Período
Cód.
Disciplina
Créd.
C.H. Total
11º Tr.
4747
Docência Supervisionada III (História)
010
150
6163
Métodos e Téc. na Produção Científica (História)
005
075
6160
Língua Brasileira de Sinais
004
060
12º Tr.
4987
História Regional
004
060
6164
Produção Científica (História)
006
090
Total: 5
029
435





                                                             SÍNTESE
Semestres
Teórica
Prática
Estágio
Extensão
Crédito
Total
1º e 2º Trimestres
405
030
000
000
029
435
3º e 4º Trimestres
375
060
000
000
029
435
5º e 6º Trimestres
300
135
000
000
029
435
7º e 8º Trimestres
285
045
105
000
029
435
9º e 10º Trimestres
285
000
150
000
029
435
11º e 12º Trimestres
150
135
150
000
029
435
Totais
1800
405
405
000
174
2610
Atividades Extensionistas
000
000
000
210
014
210
Total GERAL
1800
405
405
210
188
2820