O Perfil do Aluno de História da UNIVERSO



1. Perfil do Egresso


No Curso de Licenciatura em História-EaD, pretendemos formar profissionais dotados de espírito crítico, capazes de atuar na Educação Básica associando o ensino, a extensão e a pesquisa, exercendo domínio dos conteúdos e manejo adequado entre teoria e prática – no que se refere aos conhecimentos didático-pedagógicos e à transposição didática dos saberes acadêmicos –, conhecimento das diversas correntes historiográficas e capacidade de produzir o conhecimento histórico.
Os futuros profissionais deverão ter habilidade na atividade investigativa, fator fundamental para que os mesmos adquiram autonomia e capacidade de encontrar respostas aos problemas que a eles se apresentarão ao exercer a profissão. Como a maior parte deles se dedicará ao magistério, serão capazes de instilar nos seus futuros alunos a postura investigativa, questionadora.
Nossos alunos também deverão ser dotados de saberes interdisciplinares que, associados às especificidades do saber histórico, lhes permitam ampliar sua área de atuação para setores que envolvam a produção artística e cultural, a preservação do patrimônio histórico e cultural e a assessoria a movimentos políticos e sociais, bem como a prosseguir na vida acadêmica através da pós-graduação.


2. Habilidades e Competências

2.1 Gerais

a) interpretar e disseminar, por meio de fontes e linguagens diversas, a experiência histórica;
b) produzir análises e interpretações utilizando-se dos conceitos, categorias e vocabulário pertinentes ao discurso historiográfico;
c) dominar as transformações na historiografia a fim de questionar a produção histórica tradicional;
d)  demonstrar conhecimento dos conteúdos fundamentais que expressam a diversidade das experiências históricas através de suas múltiplas manifestações;
e) produzir conhecimento na área, ou seja, de propor e justificar um problema de investigação, estabelecer suas delimitações (cronológica, espacial, temática etc.), definir as fontes da pesquisa, as referências analíticas, os procedimentos técnicos, realizar a análise do material pesquisado, justificar suas conclusões e expor os resultados de acordo com os requisitos de um trabalho acadêmico;
f) estabelecer diálogos com outras disciplinas que fazem fronteiras com a História;
g) promover a democracia, a cidadania, o bem-estar coletivo, a igualdade entre os seres humanos, o respeito às diferenças, a preservação do patrimônio histórico e cultural e da memória social.

2.2 Específicos para a Docência

a) dominar os saberes específicos e pedagógico-didáticos para o efetivo exercício da docência;
b) produzir e criticar materiais didático-pedagógicos de diversas naturezas;
c) considerar a importância da formação continuada para o aperfeiçoamento da prática profissional, no que se refere à atualização historiográfica, teórica e metodológica e didático-pedagógica.

3. Áreas de Atuação


O Curso de Licenciatura em História da Universidade Salgado de Oliveira forma profissionais para atuação em diversas áreas, destacando-se o magistério nas instituições de Ensino Fundamental e Médio, tanto públicas quanto privadas, tendo em vista tanto as demandas sociais quanto o estímulo que o Ministério da Educação tem dado às licenciaturas. 
Ao lado do magistério, também pretendemos formar historiadores que sejam capazes de atuar em outros espaços, pois muitas oportunidades têm surgido em institutos de pesquisa, em arquivos públicos e privados e demais instituições nos quais se realizam pesquisas ligadas a questões vinculadas ao patrimônio artístico e cultural e à cultura material. 
O profissional formado em nosso curso também pode atuar nos meios de comunicação de massa, em assessorias culturais e políticas e em áreas de um modo geral ligadas à reunião e preservação da informação, além da área de turismo histórico, que tem tido muito destaque na atualidade