Diogo Pereira da Silva

Doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Mestrado em História Comparada (2010), Licenciatura em História (2009) e Bacharelado em História (2008) pela mesma instituição; na qual é membro do Laboratório de História Antiga, atuando na linha de pesquisa Impérios: teoria e prática imperialista romana, sob orientação da Profa. Dra. Norma Musco Mendes.
Em sua carreira acadêmica, possui 9 artigos publicados, e 4 artigos aceitos para publicação em importantes revistas da área de História, Arqueologia e Estudos Clássicos no Brasil e na América Latina, além de ter apresentado comunicações em mais de 20 eventos acadêmicos.
Diogo Silva é membro da Associação Nacional de História (ANPUH), da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), da Associação Nacional dos Tutores de Educação a Distância (ANATED) e da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).
Atualmente, é Gestor do Curso de Licenciatura em História da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Elaborador de Material Didático da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), Professor Tutor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), integrante do Consórcio CEDERJ/UAB, Professor Substituto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Professor Docente I da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Tem experiência na área de História e Educação a Distância, com ênfase nos setores de História Antiga, História Medieval, Ensino de História, e Teoria e Metodologia da História. Trabalhando com os seguintes temas: Império Romano, História do Cristianismo Antigo, Patrística, Antiguidade Tardia (séc. III-VIII), Tetrarquia, Constantino, Lactâncio.

Currículo Lattes: 



Publicações:

Artigos em Revistas Científicas:

1. SILVA, D. P. da
Lactâncio e o topos da historia magistra vitae: uma análise da obra Sobre a Morte dos PerseguidoresPhoinix (UFRJ), v.17, pp.99-111, 2011. (Link)

2. SILVA, D. P. da
As perseguições aos cristãos no Império Romano (séc. I-IV): dois modelos de apreensãoRevista Jesus Histórico (UFRJ), v. 7, pp. 29-44, 2011. (Link)

3. SILVA, D. P. da
Constantino I e o politeísmo greco-romano: o caso das moedas com a efígie do deus Marte (307-317)Gaia (UFRJ), v. 8, pp. 21-35, 2011. (Link)

4. SILVA, D. P. da
As abordagens historiográficas sobre Constantino I (306-337): uma revisãoRevista de História (UFES), v.25, pp.32-45, 2010. (Link)

5. SILVA, D. P. da
FLAVIA MAXIMA FAVSTA AVGVSTA: possibilidades e limites de uma biografia histórica. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia (USP), v.20, pp.277-292, 2010. (Link)

6. SILVA, D. P. da
Ticinum: um estudo da propaganda política de Constantino I. Revista Eletrônica NEARCO (UERJ), v.4, pp.57-67, 2009. (Link)

7. MENDES, N., SILVA, D. P. da
As representações do poder imperial na Tetrarquia (284-305). Phoinix (UFRJ), v.14, pp.306-328, 2008. 

8. SILVA, D. P. da
"De Vera Sapientia et Religione": uma análise dos fundamentos do pensamento de Lactâncio. Gaia (UFRJ), v.5, pp.98-123, 2008. (Link)

9. SILVA, D. P. da
Memória e Legitimação: as tipologias monetárias dos divinos Cláudio Gótico, Constâncio Cloro e Maximiano Hercúleo (317-318). Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia (USP), v.18, pp.279 - 286, 2008. (Link)

Capítulo em livro:

1. SILVA, D. P. da
Hierofanias constantinianas: a teologia política de Constantino I. In. CANDIDO, Maria Regina (Org.) Roma e as sociedades da Antiguidade: política. cultura e economia.  Rio de Janeiro: NEA/UERJ, 2008. pp. 26-31. (Impresso)

Artigos Aceitos 

1. SILVA, D. P. da
A “reforma hoplitica” e o desenvolvimento da cidadania na Grécia Arcaica (VIII-VI a.C.)Revista Praesentia (Universidad de los Andes, Venezuela).

2. SILVA, D. P. da
A gênese das religiões politeístas do ponto de vista de um cristão do século IVPhoinix (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

3. SILVA, D. P. da
FVNDATORI QVIETIS: Constantino I e a conquista de Roma (311-315). Limes (Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Chile).

4. SILVA, D. P. da. PEDREIRA, É. V.
Redditor Lucis Aeternae: Constâncio Cloro e a Reconquista da Britânia. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia (USP).